O relé é um componente elétrico que tem uma bobina que toda vez que essa está energizada ela faz com que um botão eletromecânico seja acionado o relé serve para aguentar a maior corrente de uma carga aliviando assim para o botão para que ele não aqueça ou derreta no painel do carro.
A ligação como é ligar esse botão de liga e desliga no terminal 30 do relé mais isso deixaria o bobina do relé sempre energizada diminuindo assim sua vida útil, desse jeito temos uma vida mais prolongada do seu relé o esquema descrito liga o botão ao terminal negativo da bateria até o terminal 85 do relé, o 86 é ligado diretamente a bateria do carro e toda vez que acionarmos o botão nós energizamos o relé que por sua vez irá acionar um alavanca eletromecânica que vai conduzir corrente do terminal 30 até o 87, o esquema é do relé de 5 terminal mas pode usar o de 4 terminais sendo mais barato e fazendo mesma coisa desconsiderando assim o terminal 87a.
O terminal 30 possui um fusível ele é ligado ao ponto das lanternas do carro assim seu funcionamento só será válido quando o mesmo estiver ligado procuro o terminal +15 da chave de contato ou veja se o acendedor de cigarros só funciona com o carro ligado sendo assim tire o positivo por ali pois a maioria dos carros esse fio é grosso para aguentar a corrente da resistência que aquece e acende o cigarro.
O terminal 87 é a saída da corrente e é ligado no positivo da buzina de ar e o outro terminal no negativo da bateria ou na lataria do carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário